O desenvolvimento deste trabalho visa ainda o fortalecimento da imagem institucional da empresa, a veiculação de informações de caráter jornalístico de interesse para a comunidade em geral ou para públicos especializados. O suporte e o reforço às campanhas publicitárias, institucionais e planos de marketing das empresas são características deste serviço pouco difundido entre as empresas de médio e pequeno porte; mas o despreparo e o “nada a declarar” de empresários cujas organizações cometem erros prejudiciais à sociedade e não esclarece causas e propostas de soluções, pode caracterizar descaso e resultar até na falência da empresa a médio prazo.
A Assessoria de Imprensa é a responsável também pela divulgação das atividades da empresa/cliente junto aos diversos públicos, internos e/ou externos, através dos diferentes veículos de comunicação; e pode ser desempenhado por profissionais da Comunicação Social como jornalistas, publicitários e relações públicas, cada um com uma característica específica.
Ao traçar um Plano de Divulgação diversos recursos e procedimentos são utilizados misturando um pouco cada uma das formações citadas; a agenda de visitas, criação de pautas, seleção de mailing diferenciado, press releases, press kits, produção de material fotográfico, reuniões periódicas para atualização das informações, coleta de novos dados e a organização e preparação de pessoal para entrevistas coletivas são alguns deles.
A Assessoria de Imprensa, aliada a um departamento de marketing, executa estas ações que serão responsáveis pela criação de uma imagem favorável da empresa fortalecendo sua representatividade, conquistando o respeito dos formadores de opinião. Essa atitude pode fazer da empresa uma fonte de informação requisitada e respeitada por jornalistas e pelo público, que afinal é quem manda.