domingo, 24 de agosto de 2008

Empresa x Imprensa

Ao contrário do que muitas pessoas podem pensar, o trabalho do jornalista não é simplesmente contar histórias. O direito à informação está previsto na Constituição Federal e visa um melhor entendimento da própria vida e cotidiano do cidadão. Estar na mídia não significa ser melhor do que ninguém, significa ter alguma informação importante para compartilhar e isso não resulta em obrigações de nenhum lado, afinal um gera notícia e o outro precisa dela para o sustento do trabalho.

As empresas estão no mesmo patamar, elas geram notícia pelo simples fato de existir. Boas ou más para elas próprias, para o setor ou para o público, dependendo do ponto de vista, as notícias bem comunicadas formam a imagem da empresa. Para que uma organização esteja em dia com a comunicação e estreite os laços com a mídia, é preciso otimizar o setor de Comunicação com uma Assessoria de Imprensa capacitada e focada no que é de interesse público para minimizar as distâncias entre empresa/cliente e os jornalistas.

O desenvolvimento deste trabalho visa ainda o fortalecimento da imagem institucional da empresa, a veiculação de informações de caráter jornalístico de interesse para a comunidade em geral ou para públicos especializados. O suporte e o reforço às campanhas publicitárias, institucionais e planos de marketing das empresas são características deste serviço pouco difundido entre as empresas de médio e pequeno porte; mas o despreparo e o “nada a declarar” de empresários cujas organizações cometem erros prejudiciais à sociedade e não esclarece causas e propostas de soluções, pode caracterizar descaso e resultar até na falência da empresa a médio prazo.

A Assessoria de Imprensa é a responsável também pela divulgação das atividades da empresa/cliente junto aos diversos públicos, internos e/ou externos, através dos diferentes veículos de comunicação; e pode ser desempenhado por profissionais da Comunicação Social como jornalistas, publicitários e relações públicas, cada um com uma característica específica.

Ao traçar um Plano de Divulgação diversos recursos e procedimentos são utilizados misturando um pouco cada uma das formações citadas; a agenda de visitas, criação de pautas, seleção de mailing diferenciado, press releases, press kits, produção de material fotográfico, reuniões periódicas para atualização das informações, coleta de novos dados e a organização e preparação de pessoal para entrevistas coletivas são alguns deles.

A Assessoria de Imprensa, aliada a um departamento de marketing, executa estas ações que serão responsáveis pela criação de uma imagem favorável da empresa fortalecendo sua representatividade, conquistando o respeito dos formadores de opinião. Essa atitude pode fazer da empresa uma fonte de informação requisitada e respeitada por jornalistas e pelo público, que afinal é quem manda.

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