domingo, 12 de agosto de 2007

Inteligência relativa

Uma pessoa inteligente é aquela que tem um cérebro, daí a afirmação de que o ser humano é uma espécie superior, afinal possui a capacidade de pensar. A inteligência pode ser definida como a capacidade mental de raciocinar e utilizar o aprendizado de maneira criativa, desenvolvendo caráter e aptidões após cada experiência de vida e oportunidade. Existem dois "consensos" de definição de inteligência.

O primeiro, de "Intelligence: Knowns and Unknowns", um relatório de uma força-tarefa congregada pela Associação Americana de Psicologia em 1995:
"Os indivíduos diferem-se na habilidade de entender idéias complexas, de se adaptar com eficácia ao ambiente, de aprender com a experiência, de se engajar nas várias formas de raciocínio, de superar obstáculos mediante pensamento. Embora tais diferenças individuais possam ser substanciais, nunca são completamente consistentes, o desempenho intelectual de uma dada pessoa vai variar em ocasiões distintas, em domínios distintos, a se julgar por critérios distintos. Os conceitos de 'inteligência' são tentativas de aclarar e organizar este conjunto complexo de fenômenos."
Uma segunda definição de inteligência vem de "Mainstream Science on Intelligence", que foi assinada por 52 pesquisadores em inteligência, em 1994: "uma capacidade mental bastante geral que, entre outras coisas, envolve a habilidade de raciocinar, planejar, resolver problemas, pensar de forma abstrata, compreender idéias complexas, aprender rápido e aprender com a experiência. Não é uma mera aprendizagem literária, uma habilidade estritamente acadêmica ou um talento para sair-se bem em provas. Ao contrário disso, o conceito refere-se a uma capacidade mais ampla e mais profunda de compreensão do mundo à sua volta.
A despeito das várias definições para a inteligência, a abordagem mais importante para o entendimento desse conceito é baseada em testes psicométricos (análise detalhada sobre as qualidades do indivíduo). A inteligência, definida de forma restrita, pode ser medida por testes de inteligência, também conhecidos como teste de QI (Quoeficiente de inteligência).
Mas nenhum desses métodos, por mais avançados que sejam, podem alcançar a dimensão da sabedoria, que não é adquirida em livros, mas apenas com a experiência e disposição para perceber a vida de uma forma simples e objetiva, como a de pescadores que sabem exatamente onde encontrar seus objetivos de acordo com a posição dos astros no céu e a resposta do mar para cada mudança no vento. A subjetividade e relatividade da palavra que para muitos tem significado especial, pode representar muito mais do que tirar notas altas na escola, mas saber viver e sobreviver em um mundo de tanta ignorância social.

Nenhum comentário: