domingo, 12 de agosto de 2007

EPTV aborda qualidade de vida na terceira idade


Neste sábado, 18 de agosto, vai ao ar no EPTV Comunidade, uma entrevista com o médico especialista em Reumatologia e Geriatria Adrian Nogueira Bueno com dicas de como envelhecer com qualidade de vida. O trabalho realizado teve a participação da educadora física Alba Lívia que apresenta importantes projetos para tratamento e prevenção de moléstias típicas da 3ª idade. Os entrevistados vão abordar assuntos como hipertensão, reumatismos e câncer. O tema central é a osteoporose, saiba um pouco mais: A osteoporose, é a doença dos ossos mais freqüente, pequenas quedas podem resultar em grandes fraturas, principalmente para idosos. É considerada um grave problema da saúde pública, custando ao Governo Federal cerca de 12 milhões de reais por mês. A osteoporose é ainda uma das mais importantes doenças associadas ao envelhecimento, previsão dos especialistas é de que nos próximos anos, cerca de 15 milhões de pessoas com mais de 50 anos tenham a doença. Geralmente, a osteoporose é descoberta depois de uma fratura que tem como conseqüência a cirurgia, muitas vezes de difícil recuperação para o paciente. Tarefas simples como estender uma roupa no varal, ou varrer a casa podem acarretar graves problemas.
Durante os períodos frios do ano, a osteoporose se torna mais perigosa, a baixa temperatura do corpo dificulta os movimentos e deixa os ossos desprotegidos, causando maior possibilidade de lesões, por isso é importante a consciência dos riscos e a adoção de métodos preventivos com alguns cuidados.
A prevenção feita através de uma alimentação rica em cálcio deve ser feita por homens a partir dos 55 anos e por mulheres a partir dos 45, sempre com acompanhamento médico. A falta do cálcio e da vitamina D, aliadas ao sedentarismo aumenta as chances de adquirir osteoporose. Alguns alimentos também devem ser evitados como o cafezinho (depois da refeição) e o espinafre que ajudam na eliminação do cálcio pelo organismo. Os índices de morbimortalidade (paciente fica acamado por causa da fratura, pega pneumonia e falece) são altos, chegam a atingir 70% dos pacientes em até 4 meses, se não forem iniciados os tratamentos. A doença é uma das características do envelhecimento, mas pode ser mais branda e até evitada.
A atividade física é uma aliada para o combate, um dos métodos mais usados para tratar a osteoporose é a prática da hidroginástica que tem baixo impacto, fortalece a musculatura, protegendo assim, os ossos.
A entrevista vai ao ar às 8 da manhã.

Nenhum comentário: