terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

Consciência corporal e força em uma só modalidade

Ritmo, força e sensualidade chegam a Varginha com a “Dança do Queijo”.

O Pole Dancing - popularizada no Brasil como a dança do queijo - é hoje reconhecido como uma arte. Sua história data do século XII, quando era considerada uma forma de dança de fertilidade pagã. Originada na Inglaterra e popularizada na Europa, é característica em cabarets. No entanto existem inúmeras culturas que se dedicam a dançar às voltas de instrumentos verticais; o nome Mallakhamb consistia na prática do ioga num varão de madeira ou numa corda suspensa usados por lutadores para aumentar a força. O Pole Dancing é uma dança que incorpora movimentos giratórios e posições estáticas, posições invertidas e movimentos de dança.

Sucesso na novela das 9 da TV Globo, o Pole Dance chega a Varginha como um reforço das culturas européias e da libertação feminina, a Academia Mega Forma mal lançou a modalidade e já tem dificuldades com os horários. “Sabíamos que a procura seria grande, mas estamos surpresos com o número de interessados” diz Jaqueline Luz professora que vai ministrar as aulas. Especialista de dança há 20 anos, Jaqueline considera o Pole Dance como o reconhecimento do próprio corpo, capaz de aumentar a auto-estima e desenvolver a musculatura. “Trabalhamos muito flexibilidade, força muscular e consciência corporal.” diz. “Existem inúmeras combinações de movimentos, todos eles exigindo a manipulação do corpo entre acrobacias.” Complementa.
Outros movimentos, especificamente os movimentos invertidos requerem a fricção da pele contra o varão. Esta dança pode ser adaptada a qualquer estilo de música, dependendo dos passos, do modo como são executados e do ritmo utilizado na coreografia. “O elemento chave da execução perfeita de Pole Dancing está na combinação de uma forma elegante e graciosa de posições e movimentos acrobáticos com a interpretação musical” diz a professora. Como o Pole Dance não tem limites na sua criatividade cada bailarina estabelece e cria o seu próprio estilo.

Foto: Jéssica Luz

Nenhum comentário: